O QUE É PROJETO LUZ?

PROJETO LUZ

O Projeto Luz foi idealizado por duas esteticistas, Luísa Freitas e Lucimara Sargiani, que estavam procurando por um tratamento mais eficaz, pois as duas tem a patologia.

O HS é realizado por um grupo de médicos, esteticistas, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, em adiantado estudo sobre a patologia e tratamento multidisciplinar e complementar. Nosso intuito é divulgar a patologia para toda a sociedade, habilitar profissionais da saúde para tratamento alternativo através do nosso protocolo, buscar os direitos com previdência, custo menor em medicações e produtos de higiene, home care, atendimento a pacientes com a patologia comprovada por médico especialista e divulgar para área estética a importância do conhecimento e do tratamento precoce, evitando a evolução.

A Profa. Lucimara Sargiani iniciou um curso sobre Hidradenite Supurativa, cobrando apenas uma taxa simbólica, para ajudar com os custos do Projeto.

Os profissionais de saúde participam do Projeto por meio da elaboração de artigos, oferta de cursos gratuitos e de cursos com descontos para empresas apoiadoras.

Segundo a professora Lucimara Sargiani “o Esteticista e Cosmetólogo é o profissional que atua realizando procedimentos que objetivam, além da beleza, a melhora na qualidade de vida dos indivíduos, por meio de tratamentos que visam corrigir ou amenizar uma disfunção estética, prevenir a evolução de algumas patologias, como a acne, a obesidade, alopecia, dermatites, psoríase etc.

Na prevenção da evolução de patologias, a proposta do Projeto Luz na HS é preparar o profissional Esteticista para a terapêutica adequada ao portador de Hidradenite Supurativa.”

E o que é Hidradenite Supurativa?

É uma doença crônica inflamatória que ocorre por oclusão folicular em regiões corporais que contém glândulas sudoríparas apócrinas. Ainda não há uma conclusão sobre a etiopatogênese da Hidradenite Supurativa, mas sabe-se que é uma doença multifatorial que atinge cerca de 4% da população, é mais comum em mulheres, e se manifesta entre os 10 e 40 anos de idade.

Os fatores de risco são:

  • Histórico familiar (em 40% dos casos),
  • Hormonais,
  • Obesidade,
  • Tabagismo,
  • Uso de fármacos

Sabemos ainda que as lesões podem se agravar por estresse, calor, suor, roupas apertadas, alimentos pró inflamatórios.

As regiões mais acometidas pela HS são:

  • Inguinal
  • Interglútea
  • Perineal
  • Genital
  • Axilar
  • Inframamária
  • Esternal
  • Facial

https://www.semanticscholar.org/paper/Standardized-Photographic-Documentation-of-Inversa-Zouboulis-Costa/e352b83a6697dbc9b0c4f1796c2a26ebff774851

A Hidradenite Supurativa (HS) é também conhecida como Hidrosadenite ou Acne Inversa e muito comumente confundida com furunculose, foliculite, pêlos encravados. Isso retarda o diagnóstico e terapêutica corretos, levando ao aumento na quantidade e dimensão das lesões e, portanto, ao agravamento do quadro e ao desenvolvimento de outros agravos, principalmente a depressão.

A HS é uma doença estigmatizante e debilitante. Os portadores sofrem com o preconceito e a discriminação, por conta da aparência das lesões que, apesar de não terem relação de contágio, drenam conteúdo purulento e fétido. O agravamento das lesões pode afetar a capacidade física dos portadores e prejudicar a mobilidade, as atividades, o trabalho.

 

https://silo.tips/download/hidradenite-supurativa-compreender-para-tratar

E você pode estar se perguntando: como o Esteticista pode ajudar o portador de Hidradenite Supurativa?

Conhecendo a doença, observando as lesões na pele do portador e encaminhando-o ao médico dermatologista para o possível diagnóstico.

Com a confirmação do diagnóstico pelo médico dermatologista, o Esteticista pode oferecer tratamentos complementares aos medicamentosos, oferecendo técnicas terapêuticas que podem melhorar a condição das lesões e/ou evitar o aparecimento de novas lesões, proporcionando maior bem-estar aos portadores.

https://www.mdsaude.com/dermatologia/hidradenite/

A HS começa com uma oclusão folicular; portanto, medidas de ação queratolítica são muito bem-vindas.

A diminuição da secreção sebácea na região acometida por HS também é muito importante, assim como a descontaminação microbiana, que pode ser reduzida com o uso de alta frequência, ozônio, ledterapia e laserterapia.

Aliás, fototerapia está entre as técnicas mais eficientes nos processos inflamatórios, desde a diminuição da dor até o processo de cicatrização das lesões. Terapia fotodinâmica ou aplicações locais desencadeiam cascata de eventos que que aceleram o processo de recuperação tecidual e o fortalecimento do organismo.

A epilação por laser também é bastante indicada nesses pacientes, já que a formação de pêlos leva ao processo inicial de novas lesões, com a obstrução folicular pela queratinização.

Ozonioterapia por aplicação local ou sistêmica, é um outro recurso disponível também para o Esteticista habilitado à técnica, que tem apresentado resultados fantásticos na terapêutica desses pacientes.

Enfim, para esses e outros tantos recursos dentro da Cosmética e Eletrotermofototerapia, é fundamental que o Esteticista e Cosmetólogo tenha pleno conhecimento sobre a patologia, seus graus de acometimento e suas variáveis, para que possa desenvolver ou estar inserido num trabalho multidisciplinar, já que o portador de Hidradenite Supurativa deve ter também o acompanhamento de médico dermatologista, nutricionista, psicólogo e em alguns casos, do fisioterapeuta Dermato funcional para a reabilitação de pele, já que em casos mais graves, há a necessidade de processos cirúrgicos para a remoção da pele com contraturas dérmicas que comprometam funcionalmente a região afetada, por vezes, submetida a enxertias.

O Projeto Luz na HS atende portadores de Hidradenite Supurativa em várias regiões do país, através do encaminhamento dos pacientes aos profissionais capacitados para atendê-los com as estratégias terapêuticas complementares propostas aos Esteticistas e Cosmetólogos treinados no Projeto Luz na HS, gratuitamente.

São propostas desenvolvidas por multiprofissionais da área, com o apoio de empresas fabricantes de equipamentos e cosméticos utilizados nas terapêuticas recomendadas aos esteticistas e demais profissionais.

E eu lhes convido a conhecer melhor esse trabalho!

Nos nossos próximos encontros, vamos abordar de maneira mais aprofundada, diferentes recursos da nossa área, como quais formulações cosméticas, veículos e concentrações podem ser administrados à esses pacientes, como queratolíticos, seborreguladores, antimicrobianos, anti-inflamatórios, cicatrizantes, clareadores, entre outros.

Vamos falar sobre os mecanismos de ação da fototerapia nos portadores, sobre a dosimetria e aplicabilidade. Assim como na ozonioterapia e em tantos outros recursos.

E você, profissional, conhece um portador de HS? Certamente.

Vamos ajudar?

 

https://www.facebook.com/HSPROJETOLUZ

https://www.instagram.com/hsprojetoluz/

https://congressoestetika.com.br/projeto-luz-uma-acao-voltada-ao-tratamentodahidradenite-

supurativa/

https://rcec.com.br/journal/index.php/rcec/article/view/27